terça-feira, 30 de agosto de 2011

ESCOLA GILBERTO JOSÉ TANUS BRAZ HOMENAGEIA MILITARES NO 'DIA DO SOLDADO'

A fanfarra do Tiro de Guerra recebeu homenagem dos alunos pelo Dia do Soldado
A diretora da escola, Vanderléa de Castro Souza, faz a leitura de um texto alusivo à data
Amanda Domingos, 1ºlugar no concurso de redação - Premiada pelo Ten Sílvio
Pedro Henrique Carvalho, 2º lugar -  pemiado pelo presidente do CONSEP, Wolnei da SIlva
Gabriela Lomeu, 3º lugar - Premiada pelo Cabo Thúlio, do Tiro de Guerra
Alunos fizeram homenagem a militares no "Dia do Soldado"
Dia 25 de agosto é o Dia do Soldado. A data foi comemorada, nesta quinta-feira (25), durante uma  cerimônia na Escola Municipal Gilberto José Tanus Braz, no Bairro João XXIII. Durante a solenidade, os alunos receberam representantes do Exército e da Polícia Militar, pais, e o presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública (CONSEP), Wolnei Rosa da Silva. A diretora da Escola, Vanderléa Aparecida de Castro Souza, fez uma leitura alusiva à data.
Os alunos leram poesias e redações próprias. Os três melhores textos foram escolhidos por uma comissão composta pela direção escolar e premiadas com presentes da Joan Jóias, Casas das Meias e Fabrício Papelaria.
Em 1º lugar ficou a aluna Amanda Ferreira Félix Domingos, do 6º ano, que recebeu o prêmio do Tenente PM Sílvio; em 2º lugar, Pedro Henrique Carvalho Bueno, do 7º ano, que recebeu o prêmio do presidente do CONSEP, Wolnei Silva; e, em 3º lugar, Gabriela Lomeu Soares, do 9º ano, premiada pelo Cabo do Tiro de Guerra, Thúlio.
O TG foi representado pela Fanfarra de militares do Tiro de Guerra 04/016-Muriaé. A Polícia Militar foi representada pelos seguintes militares: Primeiro Tenente Sílvio, Sub Comandante da 76ª Cia PM;  Primeiro Sargento Cosme, responsável pelo Patrulhamento Escolar; Terceiro Sargento Ronaldo Sérgio; Cabo Madriaga e Soldado Coutinho, instrutores do PROERD; e Cabo Domingos, orientador do projeto Jovens Construindo a Cidadania (JCC).
25 de Agosto Dia do Soldado
A data, que tem por objetivo homenagear o trabalho dos membros do Exército Brasileiro e foi instituída em homenagem a Luís Alves de Lima e Silva, patrono do Exército brasileiro, nascido em 25 de agosto de 1803. Com pouco mais de 20 anos já era capitão. Luís Alves de Lima e Silva - Duque de Caxias -lutou e defendeu o Brasil em confrontos externos e internos.

No Brasil, o serviço militar é obrigatório por lei desde 1908. Ao completar 18 anos, todo rapaz deve se cadastrar em alguma das forças armadas (Marinha, Exército ou Aeronáutica). Na estrutura do governo brasileiro, estas estão integradas ao Ministério da Defesa e tem por objetivo a defesa dos direitos constitucionais.

A carreira de soldado proporciona ao jovem o aprendizado de valores como disciplina, organização, amor à pátria, solidariedade e perseverança, entre vários outros que orientam suas atividades dentro e fora do quartel.
O soldado exerce atividade em tempos de guerra e na manutenção da paz, dentro e fora do país. Presta auxílio à população em situações de calamidade.

Soldado é uma graduação do fundo da hierarquia militar. O termo soldado deriva do latim solidarius – alguém que é pago para servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário