terça-feira, 29 de novembro de 2011

"DICAS" MANEIRAS DE DESINTOXICAR O ORGANISMO

Basta “limpar” o que come e focar nos alimentos ricos em nutrientes.

Quando passamos muito tempo nos alimentando de forma desregrada todo o corpo sente. A primeira coisa que notamos é o aumento da silhueta e também o cansaço que o nosso organismo sente para digerir e metabolizar esses alimentos. Por isso é tão importante se submeter a uma dieta desintoxicante de tempos em tempos.

A revista norte-americana Self trouxe cinco dicas simples para desintoxicar o organismo sem ter que recorrer às dietas de sucos e sopas, corridas e outras tendências que podem ser perigosas. Basta “limpar” o que come e focar nos alimentos ricos em nutrientes, dando um tempo nos processados.

Fuja dos açúcares: todos os tipos de açúcar adicionam calorias à dieta e aumentam a quantidade de glicose no sangue. Consumir muito açúcar pode causar inflamações que aumentam o risco de doenças cardíacas e alguns tipos de câncer, além de fazer a pessoa se sentir cansada. Por isso, tente fugir dos alimentos que dizem ter açúcar e altas doses de frutose nos ingredientes.

Evite gorduras “ruins”: aquelas que são trans e saturadas podem entupir as artérias e promover inflamações. Verifique os rótulos para saber se não há gordura hidrogenada nos ingredientes e fuja das frituras. Limite o consumo das gorduras saturadas a menos de 7% do total de suas calorias diárias, substituindo carnes por cortes magros e trocando os laticínios integrais pelos desnatados. Lembre-se de manter as gorduras boas por perto, como aquelas do salmão, abacate e oleaginosas.

Pare de beber: álcool prejudica o fígado e torna mais difícil resistir às guloseimas e alimentos pouco saudáveis. Beber demais aumenta ainda o risco de sofrer de pressão alta, obesidade, diabetes e ainda envelhece a pele. Prefira água, chá, café e vinho tinto, esporadicamente, pois seus antioxidantes fazem bem à saúde.

Insista nas fibras: elas dão saciedade e ajudam na perda de peso, ajudando ainda a baixar o colesterol. Faça uma lista de alimentos ricos em fibras que goste e faça um estoque deles. Aposte na aveia, feijões, batatas.
Estudos indicam que as pessoas que têm uma dieta rica em fibras absorvem 6% menos calorias do que aquelas que preferem alimentos refinados.

Coma devagar: mastigue, engula e repita. Coma devagar para dar tempo do cérebro perceber que o estômago está saciado, evitando a ingestão de calorias extra e tente comer alguma coisa a cada quatro horas.

                                                                           Fonte: Correio do Estado – www.correiodoestado.com.br

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

FORMATURAS PROERD 2º SEMESTRE 2011





Acontecerá neste 2º semestre de 2011, Formaturas com datas diferentes e alunos de escolas variadas. Segue as datas, locais e escolas que participarão dos eventos.


                                          DATA:01-12-2011   Hora: 19:00
  ESCOLA MUNICIPAL CLÉRIA TICON CARNEIRO       
  ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA STELA FIDELES                 
  ESCOLA MUNICIPAL NELSON CARDOSO DE MELO                                     
  ESCOLA MUNICIPAL CÂNDIDO PORTINARI              
  ESCOLA MUN. PROF. ODALÉIA M. DE AZEVEDO                                       
  ESCOLA MUNICIPAL MARIA QUITÉRIA                      
  ESCOLA MUNICIPAL DOUTOR ANTÔNIO CANEDO  
  ESCOLA MUNICIPAL ELZA ROGÉRIO                          
  Total de alunos: 378 
  Local: Rua Doutor Antônio Canedo, Auditório da Escola Santa Marcelina, Centro- Muriaé-MG               

                                     DATA: 02-12-2011    Hora: 19:00
  EDUCANDÁRIO BATISTA       
  Total de alunos: 06                       
  Local: Rua Guilherme de Abreu Lima,60 – Centro- Muriaé-MG

                                    DATA: 05-12-2011  Hora: 19:00
  ESCOLA ESTADUAL TEMISTÓCLES EUTRÓPIO 
  Total de alunos: 20
  Local: Praça Governador Valadares – Distrito Boa Família- Muriaé-MG  
 
                                   DATA: 07-12-2011  Hora: 19:00
  ESCOLA ESTADUAL DESEMBARGADOR  CANEDO   
  ESCOLA ESTADUAL MARIA ANTÔNIA MÚGLIA             
  Total de alunos: 123
  Local: Rua Alberto Gouvêa Neto, Bairro: Barra- Muriaé-MG  ( CEFAS )  

                                   DATA: 09-12-2011     Hora: 19:00
  ESCOLA SANTA MARCELINA,      
  Total de alunos: 53                 
  Local: R. Doutor Antônio Canedo, Centro- Muriaé-MG 


 Participem, a presença de todos é fundamental!

sábado, 26 de novembro de 2011

CRACK: A DROGA DA MORTE ASSOLA CIDADES E FAMÍLIAS




Foi publicado em Março/10 diversas matérias falando sobre o crescimento de usuários de crack em Muriaé e região, levando adolescentes a prática de diversos crimes para poder comprar a droga e também a falta de um local adequado para a recuperação dos mesmos. Diversas reuniões entre representantes do poder público e autoridades foram realizadas, e aos poucos muitos adolescentes acabaram sendo encaminhados para instituições de recuperação fora do município. Passado mais de 1 ano alguns destes jovens foram liberados e para a surpresa de muitos, alguns deles já estão de volta as ruas e pior, dois estão presos não só pelo uso da droga, mas por roubo e já estarem trabalhando no tráfico de drogas.


O programa Fantástico, da TV Globo mostrou no dia 20/11/11-Dom, a dificuldade das cidades do interior, ditas pequenas, em terem centros de recuperação para os usuários, dando oportunidades de recuperação, se os mesmo realmente tiverem interesse. Muriaé está dentro destas cidades que espalhadas por todo o país, não tem uma saída concreta para a tentativa de recuperação dos adolescentes (maioria), envolvidos com o uso do crack. A droga vem assolando o país, sendo manchete de jornais e está fazendo famílias reféns de seus entes usuários e os usuários envolvidos com crimes como, furtos, roubos e assassinatos.

O retrato da destruição que tomou conta dos dependentes do crack chegou a Muriaé e arrasta principalmente adolescentes, que largam estudos, a convivência com seus familiares e estão pelas ruas, dependendo de ajuda, de esmolas, de comida dada pelos outros, dormindo ao relento, sem banho e principalmente sem dignidade.
Mesmo com as operações feitas pela polícia que resultam em apreensões de grande quantidade de droga, o envolvimento dos menores ainda é grande e a solução para pelo menos amenizar tudo que vem acontecendo com as famílias, pelas cidades do país.
 FONTE: INTERLIGADO ON LINE

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

25 DE NOVEMBRO- DIA INTERNACIONAL DE LUTA CONTRA VIOLÊNCIA À MULHER

Torna-se necessário travar uma luta, em todas as frentes, contra os preconceitos, estereótipos e tabus, que contribuem para difundir uma visão de subalternidade da mulher e, desse modo, legitimar a violência.

Neste 25 de novembro, chamamos a todas e todos ao compromisso cotidiano de combate a violência contra as mulheres em todas as suas formas e dimensões.
Chega, vamos dar um basta na violência contra a mulher. Disque para a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 – funciona 24 horas por dia, de segunda à domingo, inclusive feriados. A ligação é gratuita e o atendimento é de âmbito nacional.
Além de encaminhar os casos para os serviços especializados, a Central de Atendimento fornece orientações e alternativas para que a mulher se proteja do agressor. Ela é informada sobre:
-> seus direitos legais.
-> os tipos de estabelecimentos que poderá procurar, dentre eles:
    - as delegacias de atendimento especializado à mulher.
    - as defensorias públicas.
    - os postos de saúde.
    - o instituto médico legal para os casos de estupro.
    - os centros de referência.
    - as casas abrigo.
    - outros mecanismos de promoção de defesa de direitos da mulher.
 

                         O PROERD MURIAÉ APOIA ESSA CAMPANHA!

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

PARA REFLETIR!

"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele." (Provérbios 22: 6).

Diante dessa afirmação, Você ainda tem alguma dúvida?

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Entregas de certificados dos alunos do 5 ano da Escola Padre Maximino Benassati









Instrutores do PROERD realizam palestras em distrito





O 47 BPM  com os instrutores do Proerd (Programa Educacional de Resistência as Drogas ), Policiais de Rosário da Limeira, integrantes do COMAD ( Conselho Municipal Antidrogas), Secretaria de Educação do Município e Conselho Tutelar
desenvolveram o ciclo de palestras contra as drogas em várias escolas do distrito Rosário da Limeira . A referida interação entre os diferentes órgãos e as palestras foram alvos de elogios , haja visto, os esclarecimentos satisfatórios sobre vários assuntos como por exemplo: como manter o controle, fazer escolhas saudáveis, os males que as drogas causam e como evitá-las.

COMO SABER SE ALGUÉM PRÓXIMO A VOCÊ USA DROGAS?


Quando uma pessoa entra em contato com algum tipo de droga, lícita ou ilícita, é comum que comece a apresentar mudanças de comportamento e hábitos.

Abaixo listamos alguns sinais que podem indicar o uso de drogas, apesar de todos seus esforços para mantê-lo fora deste contêxto:

_ Mudança radical na forma de vestir-se e na aparência;
_ Mudanças bruscas de comportamento;
_ Irritabilidade sem motivo aparente e explosões nervosas;
_ Agressividade e Comportamento violento;
_ Estado de angústia sem motivo aparente;
_ Queda de aproveitamento escolar e desistência dos estudos;
_ Insônia;
_ Rebeldia;
_ Isolamento( a pessoa se recusa a sair de seu quarto, evitando contato com familiares e antigos amigos);
_ Mudança no padrão alimentar e no sono;
_ Existência de comprimidos, seringas, cigarros estranhos, cachimbos e colírios entre seus pertences;
_ Desaparecimento de objetos de valor, dinheiro, ou ainda, incessantes pedidos de dinheiro;
_ Mudança na escolha de amigos;
_ Cheiro de álcool, cigarro de tabaco ou outros diferentes odores na roupa ou no hálito;
_ Intoxicação clara, tonturas ou comportamnetos estranhos bizarros;
_ Mudanças repentinas de humor e ações violentas inexplicáveis;
_ Comportamentos deliquentes;
_ Tentativasde suicídio.

Maiores informações acessar o Link abaixo:
http://www.paisconectados.org/paisconectados.html








quarta-feira, 16 de novembro de 2011

MÃE ACORRENTA FILHO DE DEZ ANOS VICIADO EM DROGAS, NO NORTE DO ESPIRITO SANTO

"Eu quero parar, mas não consigo". Essa é a declaração de uma criança, de apenas 10 anos, viciada em drogas, principalmente no thinner. A mãe está desesperada e por esta razão acorrentou o próprio filho em casa, no município de Linhares, no Norte do Espírito Santo.
A mãe contou que percebeu há poucos meses que o menino estava agressivo e descobriu que ele é viciado no solvente. Para tomar conta do menino, ela precisou largar otrabalho e não sabe mais o que fazer para tirar o menino das drogas.

"Eu preciso que internem meu filho em algum lugar. Tenho medo dele morrer. A justiça tem que interná-lo. Se eu pudesse ficar com ele preso aqui, eu ficaria, mas não quero. Não tenho esse controle", disse. O menino chegou a pedir ajuda e disse que quer largar o vício. "Eu quero parar, mas não consigo", confessou.
A criança assumiu se sentir bem ao usar a droga. "Fico alegre quando eu cheiro", contou. Por conta do vício, o menino chegou a cometer crimes. "A gente rouba bicicletas para comprar thinner. Já roubei uma", relatou. A mãe coleciona boletins de ocorrência registrados no Departamento de Polícia Judiciária (DPJ) de Linhares, com o nome do filho.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) neste caso, a assistência é feita nos pronto-atendimentos municipais. Caso haja indicação médica, o paciente é encaminhado para internação em um hospital de referência. O Conselho Tutelar de Linhares alegou desconhecer o fato e informou que a decisão de internação cabe apenas ao juiz.
                                                                                                                                       FONTE: G1

Vejam os vídeos abaixo, onde não é a primeira vez que isso acontece.



 Por isso continuo afirmando, Digam sempre não às drogas! Para não chorar depois.

sábado, 12 de novembro de 2011

13 NOVEMBRO 2011 "O DIA D CONTRA O CIGARRO"

A nova série “Brasil Sem Cigarro”, apresentada pelo dr. Drauzio Varella e exibida no Fantástico, na Globo, aos domingos, ganha as ruas de Porto Alegre-RS para uma grande mobilização em combate ao vício. A partir desta sexta, 11, uma imensa lixeira será colocada no Largo Glênio Peres para estimular os fumantes a jogarem fora seus maços de cigarro, seguindo o conceito da campanha “Joga fora no lixo”. A campanha ainda passará pelo Rio de Janeiro, Fortaleza, Belo Horizonte, Manaus, Goiânia, Belém, Recife, Brasília e São Paulo.

Domingo é o dia D para os fumantes, a data estabelecida pelo dr. Drauzio para que todos deixem de lado seus cigarros. Para o médico, estabelecer uma data exata é a primeira regra fundamental para largar o vício, para evitar que velhas desculpas adiem a decisão. No dia 13, Carlos, Cristina e Camila – os três fumantes acompanhados pelo médico no quadro do Fantástico – vão tentar o desafio de largar o cigarro.
Segundo relatório do Inca de 2008, o Brasil tem 25 milhões de fumantes entre a população com mais de 15 anos.

E então Proerdianos, não podemos ficar de fora dessa Campanha, vamos divulgá-la e ajudar nossos familiares, amigos e vizinhos, a conseguirem largar esse vício que tanto mata em todo mundo. Seremos chamados de chatos, enjoados, etc. Mas se conseguirmos salvar vidas estaremos construindo nosso dever, que nos foi ensinado por Jesus Cristo, "Amar e ajudar o próximo" . Não se esqueça, Domingo dia 13/11/11 é o dia D.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Instrutores do PROERD realizam palestras em escolas de Rosário da Limeira




Neste dia 10 à Policia Militar de Muriaé com os instrutores do Proerd (Programa Educacional de Resistência as Drogas ), Policiais de Rosário da Limeira, integrantes do COMAD ( Conselho Municipal Antidrogas), Secretaria de Educação do Município e Conselho Tutelar
desenvolveram o ciclo de palestras contra as drogas em várias escolas do distrito . A referida interação entre os diferentes órgãos e as palestras foram alvos de elogios , haja visto, os esclarecimentos satisfatórios sobre vários assuntos como por exemplo: como manter o controle, fazer escolhas saudáveis, os males que as drogas causam e como evitá-las. Participaram as Escolas Municipais Americo José da Silva (Ancorado), Maria Auxiliadora Guarzoni e Creche Municipal Chicotinho Queimado.




PESQUISA MOSTRA QUE O CRACK ESTÁ SUBSTITUINDO O ÁLCOOL

Mais de 90% dos municípios do país já convivem com a droga

A facilidade de acesso e o baixo custo do crack estão fazendo com que a droga se alastre pelo país. Uma pesquisa divulgada esta semana pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) revela que o crack está substituindo o álcool nos municípios de pequeno porte e áreas rurais. Nos grandes centros, uma pedra de crack custa menos de R$ 5.

Dentre os 4,4 mil municípios pesquisados, 89,4% indicaram que enfrentam problemas com a circulação de drogas em seu território e 93,9% com o consumo. O uso de crack é algo comum em 90,7% dos municípios. “Verificamos que o uso de crack se alastrou por todas as camadas da sociedade, a droga que, em princípio, era consumida por pessoas de baixa renda, disseminou-se por todas as classes sociais”, aponta a pesquisa.

O custo efetivo das ações de combate ao crack e outras drogas nos municípios chega a mais de R$ 2,5 milhões. De acordo com o CNM, faltam profissionais capacitados e verbas destinadas para a manutenção das equipes e dos centros de atenção que deveriam estar disponíveis aos usuários.

O relatório mostra que 63,7% dos municípios enfrentam problemas na área da saúde devido à circulação da droga. A fragilidade da rede de atenção básica aos usuários, a falta de leitos para a internação, o espaço físico inadequado, a carência na disponibilidade de remédios e a ausência de profissionais especializados na área da dependência química são os principais entraves apontados pelos gestores municipais.

Em relação à segurança pública, os principais problemas estão relacionados ao aumento de furtos, roubos, violência, assassinatos e vandalismo. Existem ainda apontamentos em relação à falta de policiamento nas áreas que apresentam maior vulnerabilidade.

Outra questão revelada pela pesquisa é a fragilidade da rede de Proteção Social Especial e do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) que tem como objetivo trabalhar as demandas dos usuários de drogas. Estes serviços são deficitários em 44,6% dos municípios.

De acordo com a pesquisa, um dos grandes problemas é a falta de controle das fronteiras do país. “O efetivo policial é pequeno, mal remunerado e pouco treinado para enfrentar a dinâmica do tráfico de drogas.”

Outro fator relevante, segundo o CNM, é o papel que as indústrias produtoras de insumos utilizados para o preparo do crack desempenham. “A grande questão é a fiscalização da venda desses produtos, que atualmente é feita de maneira insuficiente.”

A primeira pesquisa da CNM, divulgada em dezembro do ano passado, mostrou que 98% dos municípios pesquisados confirmaram a presença do crack em sua região. Em abril, a confederação lançou o portal Observatório do Crack para acompanhar a situação dos municípios, com informações sobre o consumo, os investimentos e os resultados das ações de combate à droga.

Fonte : UOL Notícias

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

FESTIVAL DE SORVETE EM ESCOLA ATENDIDA PELO PROERD MURIAÉ

                                   FESTIVAL DE SORVETE

Data: 10 de Dezembro de 2011                             Valor: R$ 5,00
Local: E. E. Julieta Oliveira Macêdo (Perto da quadra Poliesportiva do Planalto)
          R Aristoteles Rodrigues Ferreira, Snº - Planalto, Muriaé

Contato: (32)3721-2601

Proerdianos Muriaenses, vamos comparecer e saborear deliciosos sorvetes, além de desfrutar de um ambiente saúdavel e agradável.


quarta-feira, 2 de novembro de 2011

ESCOLA M. NELSON CARDOSO DE MELO - LIÇÃO 07 - DECIDINDO DE FORMA CONFIANTE




Nesta lição aprendemos entre outras a recusar as ofertas de drogas,os tipos de pressão de grupo, usamos o estilo de resposta CONFIANTE, realizamos teatros para estarmos no controle se um dia essa situação acontecer........

ESCOLA SANTA MARCELINA -LIÇÃO 04 - O ÁLCOOL E VOCÊ

     Nesta lição entre outras coisas verificamos vários efeitos prejudiciais do álcool, vimos que embora  alguns dizem ao contrario, a maioria dos adolescentes não bebem , compreendemos  também como as propagandas tentam incentivar o consumo e que na realidade a vida real não é bem assim.......sendo assim conclui-mos que nem tudo que passa na tv é real

terça-feira, 1 de novembro de 2011

DICAS PARA PARAR DE FUMAR



Você anda cansado(a) e sem disposição? Talvez seja um sinal de que está na hora de parar de fumar.
Que o cigarro provoca graves enfermidades como impotência (disfunção erétil), vários tipos de cânceres, problemas pulmonares e uma série de complicações para a nossa saúde, ninguém desconhece.
Então, porque muitas pessoas continuam fumando?
O fumo é um vício que causa dependência e exige muitas vezes o acompanhamento de profissional para a condução do tratamento.
Entretanto, muitas pessoas conseguem se livrar do vício sem contar com a ajuda de nenhuma medicação, apenas baseadas na sua força de vontade.
Se você está pensando em parar de fumar sozinho, selecionei algumas dicas para que você largue para sempre o cigarro e entre de vez para o time dos não-fumantes.
  1. É difícil parar de fumar, tenha consciência disso! Sabemos que não é fácil parar de fumar e você deve saber disso também. Não desista na primeira adversidade, lembre-se: muitos conseguiram e você conseguirá também! Pense nos benefícios de levar uma vida mais saudável.
  2. Antes de parar de fumar, prepare-se, compre gengibre e água. Eles serão muito úteis depois.
  3. Defina um dia para parar de fumar definitivamente. Não deixe para parar quando der vontade . Marque um dia e seja rigoroso. Geralmente datas marcantes como Ano Novo e aniversários, por exemplo, são boas ocasiões e servem como estímulo adicional.
  4. Ao se aproximar da data marcada, vá reduzindo gradativamente o número de cigarros por dia.
  5. Avise as pessoas mais próximas e estimule-os a cooperar nessa empreitada. Diga que você está tomando essa atitude pensando no bem estar de todos vocês.
  6. No dia marcado, livre-se dos seus objetos de fumante como carteiras de cigarro, isqueiros e cinzeiros.
  7. Avise seus amigos fumantes de que você parou de fumar e tente ficar longe de fumadores compulsivos por um bom tempo. Caso seja impossível ficar longe do cigarro alheio, pense neles, não como inveja, mas como pessoas que estão abreviando suas vidas.
  8. Comemore as datas especiais, como uma semana sem fumar ou um mês sem fumar fazendo um brinde ou agradecendo aquelas pessoas que estão lhe ajudando.
  9. Escove os dentes imediatamente após as refeições para reduzir a vontade de fumar
  10. Quando tiver vontade de fumar, masque um pedaço de gengibre ou beba água. Além de reduzir a vontade, ainda são ótimos para a sua saúde.
  11. Antes de dar uma tragada, pense no motivo que está lhe levando a uma recaída. Algumas pessoas sentem os efeitos da síndrome da abstinência (ansiedade, aumento de apetite, dor de cabeça, entre outros) e acabam fumando impulsivamente. Tente pensar duas vezes, antes de ter uma recaída.
  12. Inicie a prática de uma atividade física. O exercício produz a endorfina, substância que proporcina prazer nas atividades físicas. Caminhar diariamente é uma excelente prática de exercícios e não exige muito investimento. Na maioria das vezes, aquele par de tênis velho é o único requisito necessário.
  13. Pergunte ao gerente do seu banco quanto você poupará em 10 anos, se deixar de fumar. Você se surpreenderá com a quantia que irá poupar. Com certeza, será o suficiente para realizar a viagem dos seus sonhos.
Caso mesmo assim você não consiga parar de fumar sozinho(a), não pense duas vezes antes de procurar o auxílio de um especialista.
Existem medicamentos eficientes no mercado que, com a devida orientação médica, podem lhe ajudar a abandonar o cigarro para sempre. Medicamentos recentes, como a terapia de reposição de nicotina, apresentam resultados bem satisfatórios.
 Fonte: http://www.maisdicas.net